quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Vida de S. Francisco é revivida por bonecos

Por Kael Ladislau



A noite desta sexta-feira 15 em Mariana se encantou com a história de S. Francisco de Assis. Talita Leite Pio e seu grupo formado há um ano, manipularam o espetáculo “Um Tal Francisco”, inicialmente um trabalho de conclusão de curso de Talitha, formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto.
Na peça, os personagens vivem o início da trajetória de Francisco – sua redenção ao catolicismo, abdicação das riquezas da família – até sua ida ao Vaticano, perante o papa Inocêncio III, pedindo a ordenação de seu grupo. Entre esse dois episódios, outras cenas são relembradas, com toques cômicos e religiosos.
A história é apresentada com muito humor, numa tentativa de interação com o público infantil que, junto os pais e outras pessoas na platéia, lotaram os lugares da Praça da Sé. Eles conferiram o trabalho que, apesar de novo, mostrou um ótimo resultado com os bonecos de balcão.
Talitha escolheu esse tipo de história para seu trabalho de conclusão de curso por gostar de histórias que transmitam uma mensagem. E São Francisco, pela identificação do santo com bonecos: “Escolhi a história de S. Francisco pela assimilação que ele tem com bonecos, pois foi ele quem desenvolveu o primeiro presépio” explica Talitha.
O espetáculo “Um Tal Francisco” poderá ser conferido também em Ouro Preto neste domingo, na igreja de S. Francisco de Assis às 16h. A entrada será franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário